quinta-feira, 7 de julho de 2011

Praça 22 de Agosto

Linhares acordou no domingo, 22 de maio, com música e alegria. Os moradores do Centro foram despertados pelo som da Banda Marcial do Colégio Estadual Emir de Macedo Gomes, "Olímpio Bezerra". Por onde passava, a banda que faz parte da história do município chamava a atenção dos linharenses.

A apresentação começou em frente ao Colégio Estadual, passando pelas ruas do Centro e finalizando na Nova Praça 22 de Agosto, para celebrar a inauguração da mesma, dando continuidade as comemorações.


A Banda "Olimpio Bezerra", também conhecida como banda do Estadual, existe há 45 anos. Ela que é um dos destaques do desfile cívico que acontece todo ano no aniversário da cidade (22 de agosto), esbanjou talento e cultura na praça, cativando corações linharenses.

Para o secretário de Cultura Antônio Bezerra Neto, a Banda Marcial não carrega somente uma história, mas também a amizade e o apreço pela música, pela cultura. "A banda sociabiliza as pessoas. Mantém o jovem no caminho das artes", disse o secretário.

Durante sua trajetória, a Banda do Estadual, recebeu muitos componentes, como o Prefeito Guerino Zanon, que tocou nela no período em que estudou do "Emir de Macedo Gomes" e até hoje demonstra carinho e admiração pela banda.
"Guerino sempre foi muito apaixonado pela Olímpio Bezerra", afirmou o maestro Stefferson Correia Braga, que está à frente da banda há 15 anos. Ele fala ainda da importância dela para Linhares. "A Banda do Estadual faz parte da cultura linharense", frisou.

Assim como o maestro, outros membros da "Olímpio Bezerra" tornaram a banda parte de suas vidas. A estudante Anylilian Tanyelli Santos concluiu o ensino médio, está terminado faculdade de Educação Física e não largou a banda. "Vê-la todos os anos tocar me motivou a fazer parte do conjunto. Estou na Olímpio há seis anos e todo o empenho do maestro, os amigos que fiz nela e a paixão pela musica me fazem continuar. Hoje a Banda do Estadual é parte da minha vida. É outra dedicação", disse a estudante.

A apresentação da Banda Marcial "Olímpio Bezerra" deu à volta na Praça 22 de Agosto e encerrou fazendo uma bela homenagem a tia desta cidade, Dulce Campos Pestana. "Estou emocionada de depois de velha ouvir uma apresentação dessa, é de encher o coração de alegria. Eu me lembro de quando essa banda surgiu, tão pequena, sempre tocava uma música que eu gostava. Hoje está essa beleza de banda, bonita e bem ensaiada. Estou deslumbrada de como ela está agora", finalizou Tia Dulce, parabenizando os componentes da banda.Atualmente a "Olímpio Bezerra" tem 52 membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário